sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Os Contos.

Num fim de tarde de 1895, início ainda da república neste Brasil, encontrei, jogados atrás do Museu do Ipiranga, uns três ou quatro contos. Não sei se foram perdidos, abandonados, deixados ali de propósito, nada. Disfarcei e peguei-os do chão, analisei rapidamente, guardei na mochila. Em cem anos futuros valeriam uns bons Reais. Hunf, Reais... essa monarquia que não nos deixa!

Fui até um café, a fim de pensar mais friamente nos contos. Parei na porta da cafeteria francesa, amarrei os cadarços do meu tênis americano, entrei e pedi um café italiano. É claro que não podia pagar com os contos, que mal sabiam o que é globalização. Sentei e examinei-os, reparando em cada detalhe. Estavam intactos, pomposos, deveriam mesmo render muito no câmbio.

Era tentador, mas me vi em dúvida. Guardar todo o valor daquilo para mim? Ou passar adiante e deixar que o mundo todo conhecesse e admirasse? A decisão era difícil; a decisão foi difícil. Mas depois de muito pensar, de dentro de um caixa eletrônico em uma livraria tomei a atitude certa.

Publiquei.

Tyler Bazz

15 comentários:

Marina (R) disse...

nossa, meu novo preferido, genial.

Carol Cardoso disse...

Adorei o texto!!!!!
vou passar por aqui e saber as novidades sempre que puder...


passa la no meu tbm...

www.sexoempauta.blogspot.com


beijos;

Lalo Oliveira disse...

Café italiano num cafeteria francesa?
Isso seria impossível no início da 1ª GM
rsrsrsrsrs
Viva a Globalização! ¬¬

Dragus disse...

Gostei do texto, é uma boa viagem no tempo também. =p

Victor the Stranger disse...

Contos de réis!

Louise Tommasi disse...

Obrigada por comentar meu pequeno poema. É sempre um prazer ver pessoas que escrevem bem "ouvindo" o que o meu coração despeja. Grande beijo

Marcello disse...

Ambiguidade SEMPRE!!! \o/


Demais o texto! :D

Felipe disse...

Bah loco! Eu comecei lendo o texto achando que tu tava falando de contos escritos... depois achei que era "contos de réis", dinheiro, e por fim, voltei a minha idéia inicial!

Eu só li esse post, mas vou ler o resto. Seu blog parece ser interessante!

Abraço!

Gilberto Pu disse...

Conto na mão é vendaval!

taiscarla disse...

Porra!

Adorei,

vc eh bom, hein, garoto!!!

Bem bolado, msm!!!!

bjins

...

Isadora A. disse...

fica com esse !!!!
é mto legal :)

vc tá fazendo minha faculdade, é? :P

SAMANTHA ABREU disse...

ahahahaa
Adorei esse LAy.

gosto do Branco....

e teus textos...me encantam!



ps: Veja, hoje, "A criação" no FALÓPIO: http://versosdefalopio.blogspot.com/

beijos!

Bruno disse...

Boa! Os leitores agradecem.

Wagner disse...

muito bom :D

Aline disse...

adorei. decisão sábia, meu bem.

também tenho problemas com layout. já mudei inúmeras vezes. se todo desasossego fosse esse...